Gerenciamento integrado de resíduos


RESÍDUOS INDUSTRIAIS

Resíduos indústrias são definidos como perigosos e classificados em duas classes I e II-A, são provenientes de processos industrias, tendo assim uma grande variedade. A ECOEFICIÊNCIA SOLUÇOES AMBIENTAIS LTDA, transporta, armazena e destina os resíduos industriais de acordo com cada uma de suas características.

Dentre os vários tipos de resíduos industriais podemos citar: Sólidos contaminados; pilhas e baterias; borra oleosa e de tintas; revelador e fixador de RX; reagente de laboratório, medicamentos vencidos entre outros.

Utilizamos veículos e equipamentos diferenciados para coleta de acordo com o tipo de resíduos à serem coletados, tendo em nossa frota, veículos poliguindastes, baús e rolon rolof, bem como utilizamos containers estacionários de varias cubagens. Após coleta, armazenamos estes resíduos em nosso Armazenamento Temporário, para posterior encaminhamento à destinação final correta em Aterro de resíduos industriais devidamente licenciado por órgão competente.

RESÍDUOS REJEITOS

Quando todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem já tiverem sido esgotadas, trata-se de um resíduo rejeito, onde sua destinação final se faz em aterro sanitário devidamente licenciado por órgãos competentes. O acondicionamento e o transporte destes resíduos podem variar de acordo com a necessidade do cliente onde disponibilizamos o Compactador Estacionário, Container Estacionário de 5 m³, 8 m³ e Container de 1,2 m³ com carregamento automatizado.

RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS)

Os resíduos de serviços de saúde são os resíduos produzidos pelas atividades de unidades de serviços de saúde (hospitais, ambulatórios, postos de saúde etc.). Incluem os resíduos infectantes (Grupo A) como culturas, vacinas vencidas, sangue e hemoderivados, tecidos, órgãos, animais contaminados, fluídos orgânicos; os resíduos especiais (Grupo B) resíduos farmacêuticos e resíduos químicos; resíduos radioativos (Grupo C) quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN e para os quais a reutilização é imprópria ou não prevista; os resíduos comuns (Grupo D), Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares das áreas administrativas, das limpezas de jardins, etc; e os Perfurocortantes (Grupo E) Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares.

Coleta realizada por funcionários treinados e transportados por veículo especial (seguindo as normas técnicas e de segurança)

Os resíduos de serviços de saúde (resíduos infectantes – Grupo A e E) serão encaminhados ao sistema de esterilização encaminhados ao sistema de esterilização por autoclave (recurso eficiente e moderno no tratamento de RSS, que garante o máximo desempenho e a mínima interferência com o meio ambiente). O processo consiste na descontaminação do material por meio saturado a altas temperaturas e pressão, esterilizando os resíduos. E os resíduos especiais (Grupo B) encaminhados para Aterro de Resíduos Industriais.

RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC)

A Definição para Resíduos de Construção Civil segue em conformidade com a resolução CONAMA 307/2002 que classificam em:

  • • Resíduos Classe A – inertes: tijolos, blocos, telhas cerâmicas, solo, argamassa, concreto, etc.;

  • • Resíduos Classe B – recicláveis;

  • • Resíduos Classe C – gesso;

  • • Resíduos Classe D – contaminados com tintas, óleo, solventes etc.

Estes resíduos são coletados em container estacionário de 5 m³ e transportados por caminhão Poliguindaste e encaminhados para nossa Unidade de Tratamento, Valorização e Disposição Final de Resíduos da Construção Civil, devidamente licenciada por órgão competente.

Descaracterização e Descontaminação de Lâmpadas

A ECOEFICÊNCIA oferece o descarte correto de Lâmpadas, utilizando o sistema ECOLUX, que separa e armazena com segurança os resíduos tóxicos das lâmpadas. O vidro e o alumínio são triturados, a máquina aspira o ar com um sistema a vácuo e filtra em três estágios, retendo micropartículas de vidro, pó e mercúrio, o restante é encaminhado com segurança para destinação final adequada em aterro industrial. O processo é realizado em câmara totalmente estanque, equipada com sistema de exaustão e filtração do ar.

Valorização de Materiais Recicláveis

A ECOEFICIÊNCIA coleta e transporta resíduos recicláveis de indústrias e comércios, onde são encaminhados para sua Central de Produção Reversa, que realiza a VALORIZAÇÃO dos matérias, segregando por característica os materiais recicláveis e prensando para diminuição de volume, desta forma conseguindo agregar maior valor nos matérias recicláveis. A iniciativa atende à Lei de Política Nacional de Resíduos sólidos, compartilhando responsabilidades pelo ciclo de vida dos produtos com distribuidores, comerciantes, importadores, fabricantes e Poder Público

DESCARACTERIZAÇÃO DE DOCUMENTOS E MATERIAS

Realizamos Coleta, transporte, descaracterização de documentos e materiais com posterior destinação final adequada. Os Materiais e documentos são coletados por veículo que será lacrado ao final da coleta e encaminhados para Central de Descaracterização, onde são triturados com auxílio de equipamento formado por uma câmara de trituração, compreendido por eixos rotantes munidos de facas de diferentes espessuras. Todos os passos da execução dos serviços serão fotografados, desde o carregamento, lacração do veículo e descaracterização dos materiais, para comprovar e veracidade e eficiência do processo. Após os serviços realizados é entregue relatório contendo, Certificado de Descaracterização de Resíduos; Certificado de Destinação final de Resíduos e Registro fotográfico.

Limpeza de caixa separadora de água e óleo (CSAO)

Este serviço consiste na limpeza por sucção dos resíduos presentes na caixa separadora de água e óleo e encaminhados para estação de tratamento efluente classe I, devidamente licenciado pela FATMA. A concepção básica de uma caixa separadora de água e óleo e um tanque simples que reduz a velocidade do efluente oleoso de forma a permitir que a gravidade separe óleo de água.

Como o óleo tem uma densidade menos que a água ele flutua naturalmente se tiver tempo para então se separar fisicamente. Como este sistema tem um tempo de saturação os separadores (caixas) dever ser esvaziados e limpos com frequência, evitando-se o excessivo acumulo de sólido em suspensão e borras de sedimentação.

DESMONTAGEM E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS TECNOLÓGICOS

Os resíduos eletroeletrônicos são formados por computadores, impressoras, teclados, televisões, celulares. Esses resíduos não devem ser jogados no lixo comum quando acaba sua vida útil, pois os materiais usados na composição desses equipamentos são muitas vezes perigosos e agridem o meio ambiente. Estes resíduos são transportados por veículo (licenciado para esta atividade) para nossa Central de Produção Reversa, onde realizamos a desmontagem manual, separando os matérias reaproveitáveis, recicláveis, sendo que no final do processo restar algum material para descarte, esse resíduos é encaminhado para Aterro de Resíduos Industrial (devidamente licenciado) como Sucata de Eletrônico.